Publicado por: Bira | 24/08/2009

Chinesa vence maratona e dá primeiro ouro ao país; brasileiras vão mal

A chinesa Xue Bai foi a vencedora da maratona, neste domingo, e deu o primeiro ouro ao país no Campeonato Mundial de atletismo, em Berlim. Ela completou o percurso em 2h25min15, ficando dez segundos na frente da japonesa Yoshimi Ozaki.

Até então, a China havia obtido uma prata (com Hao Wang, na marcha atlética masculina de 20 km) e dois bronzes (Hong Liu, na marcha atlética feminina de 20 km, e Lijiao Gong, no arremesso de peso feminino).

A terceira posição ficou com a etíope Aselefech Mergia, que fez 2h25min32, e evitou que a chinesa Chunxiu Zhou fizesse companhia à sua compatriota no pódio.

As brasileiras não foram bem na prova. Adriana Aparecida terminou na 43ª posição, com 2h40min54, enquanto a experiente Maria Zeferina Baldaia abandonou após completar pouco mais da metade do evento.

Adriana celebrou o fato de ter abaixado em 36 segundos o seu melhor resultado, que era de 2min41s30, em Florianópolis, em 19 de abril deste ano, quando fez justamente a sua estreia em provas deste tipo. “É a segunda maratona e estou muito feliz com o resultado. Queria abaixar o tempo e mesmo com o calor (fez mais de 32º C) e a baixa umidade, eu consegui”, explicou.

A brasileira foi mais uma das atletas que chegou ao Mundial recuperando-se de lesão, mas soube superar as dores para alcançar sua meta pessoal. “Estava com dores no tendão e aqui consegui vencer isso. Foi muito importante para mim. Soube gerenciar bem a prova, evitar largar no mesmo ritmo das ponteiras e aproveitar”, disse.

A maratona feminina foi bem mais disputada que a masculina. Até o 25º quilômetro, um pelotão com 23 atletas estava na frente. Neste momento, Maria Zeferina tinha acabado de deixar a prova e Adriana estava mais de sete minutos atrás das ponteiras.

As melhores só foram definidas mesmo após 35 quilômetros, quando Bai, Mergia e Ozaki abriram para a russa Nailiya Yulamanova, que era a mais próxima do grupo. A briga permaneceu até o quilômetro final, quando a chinesa arrancou e as rivais não conseguiram alcançá-la.

Fernando Narazaki
Em Berlim (Alemanha)
http://esporte.uol.com.br/atletismo/ultimas/2009/08/23/ult4353u1176.jhtm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: