Publicado por: Bira | 13/12/2009

43ª Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha – Resultado

Hoje aconteceu, embaixo de chuva, a 43ª Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha. Mas a chuva não atrapalhou em nada a prova, aliás, acredito que ela ajudou muito, pois a temperatura estava amena e a chuva ajudava a resfriar o corpo.

Essa foi a minha primeira prova acima dos 10 km, e consegui fazê-la muito bem! Graças ao “coelho” Claudio, da equipe Adriano Bastos. Já a algumas provas eu descobri que tenho uma enorme dificuldade em dosar o ritmo durante a prova… ou começo rápido demais e quebro ou então começo muito devagar e não consigo recuperar o tempo depois.

Claudio tem mais experiência no assunto e é uma pessoa que sabe dosar bem a velocidade durante a corrida, aumentando gradativamente a velocidade. Então logo no início da prova eu colei nele. Meu objetivo em segui-lo era acompanha-lo até chegar a um ritmo que fosse capaz de eu terminar a prova, em um bom tempo. E deu muito certo essa estratégia!

Acompanhei ele até o quilômetro 8 aproximadamente. Dali para a frente ele já estava em uma velocidade que se eu tentasse seguir com certeza quebraria. Mas me mantive em um ritmo forte, tentando manter contato visual com ele e sabendo que não estava diminuindo minha velocidade. Com isso consegui terminar a prova com 01:15:34 (resultado extra-oficial) 01:15:31, e o principal, cheguei inteiro, mesmo sabendo que dei o máximo de mim.

O percurso também ajuda, já que ele é praticamente todo plano. A chegada se dá na Pista de Atletismo da Escola de Educação Física da Polícia Militar, porém devido a chuva essa pista era só lama, o que tirou alguns segundos dos corredores que foram obrigados a diminuir a velocidade. O kit pós-corrida foi composto por um torrone, uma barra de cereal e uma maçã, além de água para hidratar. Já a camisa que foi entregue no kit eu achei muito áspera.

Duas cenas que eu não vi, mas minha esposa viu. Uma boa, é que Rodolfo Lucena estava na prova. Gostaria de tê-lo visto e pedir para ele autografar o livro Maratonando, de autoria dele. Mas também não estava com o livro em mãos, então não adiantaria muito! Mas quem sabe tirar uma foto com ele já teria valido a pena.

A segunda cena foi que a prova masculina foi vencida por Franck Caldeira. Porém, por algum motivo a TV Gazeta quis refilmar a chegada dele, atrapalhando a chegada de diversos corredores. Lamentável! Os resultados oficiais ainda não foram disponibilizados, mas assim que sair eu atualizo o post com o link. Os resultados podem ser vistos clicando aqui! E algumas fotos já estão disponíveis na Webrun.

E uma curiosidade: Gonzaguinha é como ficou conhecido no meio desportivo o sargento da então Força Pública Luiz Gonzaga Rodrigues, que serviu na EEF/PM, alcançando, como atleta corredor, resultados de nível internacional que corroboraram para a difusão do nome da corporação.

Responses

  1. Bela prova, foi muito bom correr ao lado do Bira, com ritmo cadenciado fomos conversando boa parte do percurso! Obrigado pela companhia e vamos para as meias…

  2. Parabéns Bira, seus tempos estão ótimos. Muito bom, sempre se superando e quebrando seus recordes.
    Abraços e bons treinos.

  3. […] (foi meio utópica essa meta), não poderei correr a São Silvestre (mas pelo menos corri a Conzaguinha, que tem a mesma distância), mas pelo menos, consegui realizar a mais importante! Passei o ano sem […]

  4. […] à minha participação na prova, meu objetivo era melhorar o tempo do ano passado, correndo em uma média abaixo de 05:00 min/km. Passei o primeiro quilômetro a 05:15 min/km, mas […]


Deixe um comentário

Categorias

