Publicado por: Bira | 20/01/2010

Walt Disney World Half Marathon – Resultado

Dia 09 de janeiro a meia maratona da Disney, minha primeira meia-maratona. Acordei às 02 horas da manhã, pois os ônibus iam começar a passar no hotel às 03 da manhã. Na ansiedade que estava queria garantir que iria chegar lá cedo. Tomei café da manhã no quarto, me agasalhei e fui para o ponto de ônibus. Por sorte o ônibus já estava no ponto, e não estava cheio.

Depois de alguns minutos já estava passando frio indo em direção a arena no estacionamento do Epcot. No caminho, um dos voluntários estava gritando chamando a gente de loucos e mandando voltarmos para a cama. Estava bem engraçado o jeito dele. Mesmo com a “recomendação” dele, não vi ninguém desistindo.

Ao chegar na arena fui localizar em qual onda eu iria largar. Foi meio decepcionante ver que iria largar na penúltima onda, por dois motivos: (1) iria passa mais frio ainda pois minha largada seria somente às 06:10 (enquanto a largada da primeira onda se deu às 05:40); e (2) pegaria trânsito do início ao fim. Mas é Disney, tudo é festa!

Às 04:30 guardei minha sacola com a roupa para frio que estava (foi dureza essa parte) e fiquei no aglomerado de pessoas tentando me aquecer um pouco. Encontrei também uma colega da assessoria que iria largar na mesma onda, e ficamos juntos conversando. Por volta das 05:00 começamos a nos encaminhar para o local de largada, que ficava a alguns minutos de caminhada da arena. Durante essa caminhada até parei perto de um dos geradores de energia para me aquecer (a que ponto cheguei…). Também encontramos outro colega da assessoria, mas ele iria largar na primeira onda. “Sortudo ele”, pensei. Mas não é sorte, é competência mesmo! Ele fez um ótimo tempo na meia e ainda correu a maratona no outro dia, completando o desafio do Pateta. Parabéns Paulo!

Às 05:40 se deu a primeira largada. Como tinham alguns telões, deu para ver a largada. Além disso, também tinha fogos de artifício para celebrar o início da corrida. Entre cada onda tinha uma espera de 10 minutos, mas depois da primeira onda o tempo passou mais rápido que o normal. Quando eu vi, já estava me encaminhando para a largada. Às 06:10 foi a vez dos fogos de artifício para minha largada. Era a hora de aquecer, e esquecer o frio e o gelo que estava caindo do céu. Não chegava a ser neve, mas dava para sentir as pedrinhas de gelo.

Na passagem pela largada aquele tchau para Mickey e sua turma que estavam lá apoiando os corredores. Mas assim que passei pela largada, eu vi um senhor tropeçando em um saco que algum participante jogou no meio da pista. Parei para ajuda-lo, assim como outros corredores ao redor. Ele levantou, falou que estava bem e seguiu correndo. Segui meu caminho, passando o pessoal e indo… Como esperava, tinha muita gente na minha frente! E além disso, eu vi muita gente que começou a prova já andando. Ou seja, iria fazer os 21 km, no frio, andando. Isso sim que é coragem!

Fui desviando das pessoas e das roupas que iam sendo largadas no meio do caminho. Calças, casacos, camisas… tudo ia sendo tirado e jogado para o lado. Toda essa roupa era recolhida pelos voluntários e depois doadas para instituições de caridade. A corrida continuava, porém eu não conseguia impor o meu ritmo de corrida devido ao trânsito. Mas estava bom, pois eu estava me sentindo muito bem. Fiz a corrida toda rindo! E eu via que os outros corredores também se divertiam muito. Vários paravam nas marcações de milhas para tirar foto.

Depois de alguns quilômetros vi a entrada do parque Magic Kingdom. Mas sabia que o parque propriamente dito ainda estava longe, pois ali seria a entrada do estacionamento. Mas minha surpresa foi encontrar minha esposa com um cartaz na mão ali no estacionamento! Tinhamos marcado para nos encontrarmos no parque, mas ela não conseguiu chegar até lá. Mas foi muito bom encontrá-la, dar um beijo e me motivar para os quilômetros que ainda faltavam, pois não estava nem na metade do percurso e continuava escuro.

Mais alguns quilômetros e lá estava o Magic Kingdom, e a multidão de pessoas na torcida incentivando. E com o parque surgem os personagens da Disney! E as filas para tirar fotos com eles estava do tamanho das filas normais no parque. Por isso que essa corrida é realmente diferenciada. A torcida, o ambiente, tudo ajuda a completar a prova, independente do tempo final.

Depois que saí do Magic Kingdom a pista parece que duplicou. Ficou bem livre para correr, e eu senti que dava para acelerar um pouco e tentar melhorar o tempo final. Aumentei um pouco o ritmo e segui concentrado. Mas mesmo estando fora do parque ainda tinha torcida. Bandas, cheerleader, familiares de corredores… todos apoiando a gente!

Desempenho Walt Disney Half Marathon

E passou muito rápido o tempo. Quando me dei conta já estava entrando no Epcot. A corrida que me preparei por 3 meses estava acabando, mas a sensação de felicidade era muito maior do que pensar no fim dela. E essa sensação perdura até hoje, quando vejo a medalha, ou quando me lembro da prova e agora também, escrevendo esse relato. É uma prova que se você tiver a oportunidade de participar, vá! Não irá se arrepender! Algum dia retornarei para uma maratona ou quem sabe o Desafio do Pateta.

E se você tiver interesse de participar em 2011, corra! As inscrições já estão abertas e acaba muito rápido!

Bons treinos!

Responses

  1. Grande Bira,

    Mais uma vez parabéns pela conquista internacional, vc realmente é um cara dedicado e vai atingir seus objetivos de 2010 com muita tranquilidade.
    Ah percebi que no seu calendário de 2010 esta uma etapa em Salvador é isso aí tem que marcar presença na terra natal.

    Um Grande Abraço

    Santoro

  2. Belo tempo, grande prova.
    Conseguiu atingir a sua meta de correr uma meia-maratona esse ano. Foi bem rápido, cuidado para não ficar sem metas para esse ano, hehehehehehehe.
    Ótima prova, parabéns, esse ano com certeza será fantástico para você!

  3. […] Itu – Resultados Ontem, dia 20/02/2010 voltei finalmente às provas depois da minha primeira meia-maratona. Eu soube dessa prova pela equipe, na qual graças aos colegas Claudio e Dilson (Sadan) propiciaram […]

  4. Parabens ! Adorei o seu relato sobre a meia da Disney e este é o meu sonho de correr uma meia maratona e lá. Se eu ainda precisava de um incentivo , lendo o que vc escreveu , não preciso mais. Faço minha inscrição hj! Já corro há um tempo e então é só focar e seguir em frente aos treinos! Valeu ! Ótmas corridas para vc!

  5. Caro Bira
    Estou me programando para fazer a meia da Disney 2011 e gostaria de saber com qual empresa de viagem você fechou nessa aventura e se houve algum senão por parte da mesma.
    Um abraço.
    marceloscorrendo@yahoo.com

  6. Olá Marcelo. Com certeza essa é uma corrida que vale a pena! Tanto a prova quanto a viagem em si.
    Eu viajei pela Rent a Tour (http://run.site.com.br), acertando a viagem com Daniel. No pacote estava incluso a inscrição na corrida, viagem aérea, hospedagem (dentro do complexo) e seguro saúde. Todo o restante como ingressos para os parques, aluguel de carro, etc eu fiz pelos sites oficiais de cada evento ou empresa.
    Eu particularmente prefiro montar minha viagem sozinho, sem intermédio de nenhuma empresa de viagem. Mas como eu decidi tarde sobre a viagem e as inscrições no site já tinham se encerrado, eu não tive muita escolha. Mas não me arrependo de ter ido por eles. O atendimento foi excelente, desde o primeiro contato quando ainda estava sondando se iria viajar mesmo. Além de mim, foram minha esposa e uma amiga, e nenhum de nós teve reclamação alguma com relação a empresa.
    Mas como eu lhe falei, sou muito independente em termos de viagem, então foram poucas as vezes que eu precisei recorrer a eles, mas sempre que foi preciso o atendimento foi imediato.
    Abraços, bons treinos e uma ótima preparação para a Disney! Ainda volto lá para a maratona ou quem sabe o desafio do Pateta!

  7. bom… a principio entrei no google para pesquisa a roupa adequada p usar na maratona da Disney e vi seu blog q me chamou a atenção e entao resolvi le o seu relatao sobre sua meia maratona da Disney, pois é em 2011 estou la, vou encarra o desafio do pateta!!! estou em uma ansiedade so desde a minha inscrição a mais ou menos 1 mes atras…que dicar vc pode me da sobre a roupa mais adequada p usar??? p ser sincera eu nunca corri no frio, bom.. sou de Manaus e minha cidade faz MUITOOO calor, o mais perto do frio q corri foi esse ano na maratona de SP q fazia uns 18o ( p mim tava frio) mais ao longo dos 42km nem sentia. ohhh PARABENS pelo blog agora me tornarei um leitora do bolog… ahhhe parabens pelas conquista, corre realmente e muito bom! sou completamente vicida em corrida!

  8. Olá Fabianne.
    Obrigado pelos parabéns! Estou precisando atualizá-lo com as duas últimas corridas que fiz, mas estou meio que sem tempo para sentar e escrever.
    Com certeza você morando em Manaus não sabe o que é frio, assim como eu quando morava em Salvador. Mas aqui em São Paulo tem épocas que a temperatura está mais amena.
    Lá na Disney “normalmente” não faz tanto frio. A temperatura média dessa época é em torno de 12 a 15C, porém esse ano foi bem atípico! Para a temperatura normal que lhe falei, uma camisa de manga comprida já é suficiente, pois durante o percurso tem bastante gente, e ajuda a esquentar e “quebrar” o vento. Eu sempre corro de shorts, mas tem gente que prefere aquelas calças de ginástica. Aí depende do grau de frio (e de comforto) de cada um.
    Porém, como esse ano fez um frio absurdo, minha esposa comprou para mim lá mesmo uma camisa térmica de manga comprida (da Nike) que foi minha salvação!
    Então aconselho levar para a corrida uma de manga comprida e outra de manga curta para decidir lá. E caso ache necessário, compre uma térmica lá mesmo (a feira que antecede a prova é espetacular e os preços são muito bons).
    Com certeza que no frio (mas nem tanto…) a pessoa corre melhor e mais confortável. Com certeza você terá ótimos momentos por lá! Depois passe aqui para me contar como foi a corrida 🙂
    Abraços, e bons treinos!!

  9. Fabiane, esqueci de outra coisa! Devido ao frio e aos treinos que fiz antes lá, resolvi também correr de luva pois minha mão ficava muito gelada por causa do vento e me incomodava bastante! As luvas eu comprei na feira, pois comprei luvas próprias para esporte.
    Abraços.

  10. Bira,
    abrigada pelas dicas, estava completamente perdida em relação roupa adequada, e tbm pela dica da feira… nossa ia fazer um besteira compra pora qui mesmo ou pela internet q iria sair com certeza pagar um absurdo de caro! mais terei tempo de compra , irei passar a virada no ano em miami, e em seguida estarei indo para orlando, ai vai da com certeza p compra essas roupas! vou torcer pa q o frio não seja muito… imagina uma Manauara acostumada a corre em baixo de um sol de 40o com shots e camiseta, corre no frio de 8o (que deve ser muitooo frio) com certeza ira ser um desafio… que eu estou louca pra fazer! ohhh e pode deixar q voltarei p contar sobre esse dasafio… e quanto aos treinos tbm! uma otima semana

  11. […] mas resolvi correr de manga comprida. Mas nada comparado com o frio que fez em 2010, quando eu fiz minha primeira meia-maratona. Mas o clima estava bastante agradável para […]


Deixe um comentário

Categorias

