Publicado por: Bira | 20/05/2010

XVI Maratona Internacional de São Paulo – Resultado

Dia 02/05/2010 aconteceu a XVI Maratona Internacional de São Paulo, considerada a maior maratona do país. Eu participei da prova com o objetivo de fazer meu treino longo, então me inscrevi na distância de 25 km (além dos 42 km e 25 km também ocorrer uma prova de 10 km e uma caminhada de 3 km). Ano passado eu participei da prova na distância de 10 km. Quem sabe próximo ano eu não participe dos 42 km?!😉

Como essa prova foi um treino para a maratona de Porto Alegre e estava previsto eu correr 33 km, eu fui de casa já correndo, para complementar o treino. Próximo da Ponte Estaiada, largada da prova, comecei a ver a movimentação para a largada. O trânsito já fechado, o helicóptero da Globo saindo do heliporto (a Globo fica no lado da largada), os corredores se espremendo naquela longa, mas bem longa fila de aproximadamente 20.000 atletas.

Quando eu cheguei vi que tinha percorrido 7,5 km. Tava bom para a parte inicial do treino. Tomei meu primeiro gel, e esperei a largada, que se deu às 09:00, somente 5 minutos depois de eu chegar lá. Calculei bem o tempo. E é realmente algo muito emocionante, uma sensação incrível!

Minha primeira ação foi descobrir que lado a câmera da Globo estava, e ir para o lado contrário! Todo mundo querendo aparecer na TV, e tumultuando o lado esquerdo! Se fosse para eu aparecer, com a camisa rosa da assessoria já ficaria fácil, não precisaria pular na frente da câmera.😛

E lá fomos nós subindo a Ponte que é cartão-postal da cidade. Depois voltando pela Ponte Morumbi e seguindo pela marginal no sentido Cidade Universitária. Um pouco mais para a frente sabia que teria meu primeiro apoio de prova. Na Estação de Trem Berrini estava minha esposa, já apoiando e fazendo a cobertura fotográfica da prova! Segui em frente para a Av. Juscelino Kubitschek, onde iria separar os corredores da maratona e dos 25 km e os de 10 km. Durante esse tempo fui reparando nas “figuras” que participam das provas. Tinha um corredor vestido de macacão e capacete, que nem Ayrton Senna, tinha palhaço, Elvis Presley, a Morte e até um índio correndo descalço!

Esse ano eles mudaram um pouco o percurso, tirando algumas partes da USP. Então eles prolongaram um pouco mais o percurso na Juscelino. E lá encontrei outro apoio! Luzinete, colega de equipe estava lá gritando e apoiando a gente! É muito bom nesses momentos vermos rostos amigos. Fizemos o retorno e seguimos pelo túnel Jânio Quadros rumo ao Jockey Club de São Paulo. Depois do Jockey chegamos na frente da USP, porém não iamos entrar nela ainda. Seguimos pela ponte Cidade Universitária, onde estava novamente minha esposa lá! Segui rumo a Praça Panamericana sabendo que tinha feito metade da minha prova já.

Nesse momento vi que meu ritmo de prova estava mais rápido do que os treinos que estava realizando. Mas sabia que estava bem, e resolvi seguir assim. Passei a meia com aproximadamente 01:56:00, e vi uma cena curiosa. Uma corredora na minha frente tirou o celular do bolso e fez duas ligações para avisar que tinha passado pela meia e que estava bem. Bastante curiosa a cena! Voltei novamente pela ponte Cidade Universitária e agora sim entrei na USP. Mas junto com a entrada na USP chegou o cansaço. Sabia que faltava pouco, menos de 3 km, mas ali para mim já era o km 29, e até então eu só tinha chegado aos 30 km. Mas ali não era o ponto para parar. Mantive o ritmo e segui em frente.

Faltando 1 km para terminar já estava acabado… e de repente aparece do nada Claudio, outro colega da assessoria com um copo de água. Foi salvadora aquela água. Entrei na Av. Politécnica e vi o pórtico de chegada e o ponto que separava quem ia finalizar a prova ali ou seguiria em frente por mais 17 km. Como foi bom ver aquela bifurcação e saber que estava acabando e melhor ainda foi ver novamente minha esposa ali na chegada!

Minha prova mais longa e mais um treino para a maratona de Porto Alegre realizados!!


Responses

  1. Realmente.. cada corrida, cada treino que realizamos, é possível escrever um livro!

    Parabéns pelo treino! E boa sorte na próxima corrida!

    Abraço

  2. estou procurando quem tem gravado a XVI maratona internacional de Sao Paulo – 02/05/2010, transmitida pela Globo, alguem pode me ajudar? obrigada


Deixe uma resposta

Categorias

