Publicado por: Bira | 21/10/2010

Maraton Internacional de Buenos Aires – Resultados

Na data cabalística 10/10/10 aconteceu a Maratona de Buenos Aires, minha segunda participação em maratonas. Antes da largada estava o pessoal da equipe reunidos conversando e tirando fotos. Um clima bem descontraído. Mas ao mesmo tempo estava bem focado pelo que vinha pela frente. Tinha o objetivo de terminar a prova em menos de 4 horas, porém sabia que seria difícil principalmente pelo fato de não ter feito musculação nessa preparação, e eu sabia que uma hora esse preço seria cobrado.

Fui para a área de largada alguns minutos antes. Estava bem tranquila a largada, mesmo com 6500 participantes, conforme dados divulgados. Com um clima ameno (mas dando a impressão que iria esquentar) escolhi corretamente uma camisa de manga curta para correr. O frio que tinha feito nos dias anteriores tinha passado! Após o hino da Argentina foi dada a largada pontualmente, e começamos a passar pelas ruas dessa belíssima cidade.

A cidade possui muitos parques pela região inicial da corrida. Depois chegamos no bairro da Recoleta e na Av. Alvear, cercada de prédios e lojas luxuosas. Continuamos seguindo em direção ao Obelisco, e uma das minhas preocupações que era por onde iriamos subir em sentido ao obelisco. E logo foi respondida. Era uma ladeira não muito íngreme, mas consegui subir mantendo o ritmo e sem subir tanto o batimento cardíaco.

Passado o Obelisco, descemos em sentido a Casa Rosada e depois seguimos em direção a La Boca. Passamos pelo estádio do Boca Juniors e entramos na região das docas, passando ao lado do Rio da Prata. E nesse ponto chegamos na metade da prova, onde eu passei com o tempo de 01:57:02, dentro do esperado e me sentindo bem para a segunda parte da prova.

Seguimos pela parte de trás de Puerto Madero. A partir do km 23, de repente, comecei a perceber que o batimento estava mais alto do que o planejado (que era de 160). Ignorei o fato já que não era tão mais alto assim (estava em 162) e continuei correndo. Nos quilômetros seguintes percebi que meu ritmo estava caindo lentamente, enquanto o batimento continuava a subir. Cheguei ao km 30 com 170 bpm, devido ao aumento do esforço para não deixar cair o ritmo. Segui assim até o km 33, onde o batimento estava em 171, mas o cansaço já estava grande. Resolvi diminuir o ritmo para baixar o batimento. Consegui chegar a 168 bpm, porém no km 36 comecei a sentir cãibras. Como me lembrei dos dias que me deu preguiça de ir para a academia…

No km 38 não aguentei mais e caminhei um pouco para aliviar as cãibras e abaixar o batimento. Comecei a alternar trote com caminhada, o que ajudou bastante pois meu batimento desceu para 155. O interessante que nesse ponto estávamos dentro de um parque arrodeando um lago. Eu estava tão concentrado na dor da cãibra e em chegar que eu não me lembro desse lago! Só soube dele depois conversando com meus colegas (tinha até gente pescando no lago e eu não reparei!).

Ao chegar na placa do km 41 voltei a trotar e resolvi que daquele instante em diante não iria mais caminhar. Foi um km com bastante torcida! Ao visualizar o pórtico de chegada ainda consegui acelerar um pouco (e sentir diversas fisgadas de cãibra) e passar correndo pelo pórtico em um tempo de 04:03:54! Infelizmente não consegui minha meta, mas fiquei muito contente com meu resultado! Foram 6 minutos a menos do que na minha primeira maratona, em Porto Alegre. Cheguei cansado, mas não tão acabado! No outro dia só estava sentindo um incômodo por causa de uma das fisgadas da cãibra. Mas no geral fui muito bem!

E a prova foi dominada por brasileiros! No masculino o vencedor foi Claudir Rodrigues (02:17:31), seguidos por Adriano Bastos (02:17:41) e Marcos Alexandre Elias (02:18:28). Já no feminino a prova foi vencida pela equatoriana Rosalba Chacha (02:37:16) seguida pela brasileira Rosângela R. Pereira Faria (02:39:09) e pela chilena Natalia Del Carmen Romero (02:40:02).

E se você tiver a oportunidade, participe no próximo ano! Acontecerá no dia 09/10/2011! E se você participou, o que achou da prova?

Abraços!


Responses

  1. Bira,

    Parabéns por mais essa conquista terminar a maratona dos “hermanos” dentro das suas previsões. Saiba que todas as vezes que entro no seu blog para ler seus relatos das corridas fico animado/motivado para voltar a correr mais tenho que ter calma e me recuperar bem do joelho para não ter supresas.
    Mais uma parabéns amigão.

    Jorge Santoro

  2. valeu bira pela sua performance gostaria de obter sua planilha de treinos valeu

    • Olá Jorge. Infelizmente eu não posso lhe enviar a planilha de treinos, pois eu a recebo do treinador mensalmente. Mas você pode encontrar boas planilhas de treino em revistas especializadas como Contra-Relógio, O2 e Runner’s World.
      Abraços, e bons treinos.

  3. Oi Bira, parabéns por ser um corredor primeiramente e tenho certeza que baixará a marca das 4hs em breve, eu participei desta maratona também, é um percurso e temperatura fantasticos para este tipo de prova na minha modesta opinião, minha meta era terminar em 03:40:00, concegui fechar em 03:29:10 devido as condições da prova e não ter faltado a academia e treinos rsrsrsrs, más faz parte tudo isto, esta troca de experiencia é realmente motivante, em maio estarei em Porto Alegre com o objetivo de baixar as 3 hs.
    Gostaria de saber se vc conhece algum site que publicou as fotos dos atletas desta maratona como acontece no Brasil?

    • Olá Cleber! Parabéns pelo excelente tempo em Buenos Aires. Com certeza em Porto Alegre você fará um tempo melhor ainda, obtendo seu sub-3h.
      Você pode obter fotos da Maratona de Buenos Aires no site http://www.nexartfotos.com.ar/maratonprincipal.aspx. Foi lá que encontrei as minhas.
      Abraços, e bons treinos!

  4. […] a diversos fatores, como a perda de peso, foi a que tive melhor ritmo também. Comparando com a de Buenos Aires, na qual fiz meu melhor tempo até então, foram 15″ a menos/km, fazendo para a de Floripa um […]


Deixe uma resposta

Categorias

