Publicado por: Bira | 06/12/2010

7ª Ayrton Senna Racing Day – Resultados

Ontem foi realizada mais uma Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day, no Autódromo de Interlagos. Ano passado eu participei em revezamento de 4 pessoas, mas nesse ano eu resolvi participar no revezamento de 8 pessoas, mas em duas equipes. Com isso eu percorri duas vezes a distância de 5.275 metros do percurso. Mas cada volta foi uma experiência diferente.

Na primeira volta eu larguei às 8:00, pois fui o primeiro da equipe a correr. Bastante emocionante a largada com a narração de uma volta no autódromo por Ayrton Senna. Essa era minha volta para conseguir um bom tempo (se é que é possível naquele percurso consegui um bom tempo). Eu queria aproveitar que o sol ainda não estava tão forte. Estava bem quente, mas a tendência era piorar com o tempo.Às 08:00 foi dada a largada. O primeiro quilômetro é praticamente em declive, e devido ao ânimo da largada me empolguei demais, e corri esse primeiro quilômetro em um ritmo de 04:08/km! Muito forte para mim! Nesse momento eu pensei logo: “vou quebrar na subida antes da reta dos boxes!”.

Tentei manter o ritmo em torno de 04:45/km, que era minha meta inicial. Passei o 2º e 3º quilômetros a 04:47/km e 04:40/km, respectivamente. Mas aí veio a boa e longa subida… a perna começou a ficar quente, e o calor do local parecia que estava centrada naquela subida. Mesmo sendo a primeira volta, eu vi vários participantes caminhando. Consegui vencer a subida e completar o 4º km em um ritmo de 05:20/km. E daí veio a reta dos boxes! Mas quem falou que a reta era plana? Tinha uma certa inclinação nela (tanto lateral quanto ascendente na ida) que dificultava um pouco. Eu infelizmente não consegui retomar um ritmo mais forte. Já estava bastante cansado, e virei o 5º km a 04:58/km. Passei pelo tapete que limitava a zona de revezamento com o tempo de 25:06, e uma distância de 5.237,81 metros. Depois tive ainda que percorrer mais 93,95 metros (em quase 28,49 segundos) até chegar no box 10 e entregar a munhequeira para Nelson.

Agora eu teria quase 3 horas para descansar e fazer a outra volta, o sexto a correr pela outra equipe. Analisei o porquê que não tinha conseguido fazer abaixo de 25 minutos e decidi minha estratégia para a segunda volta: fazer ela de boa e filmando! Resolvi levar a máquina e ir filmando boa parte do percurso! Quando eu vi Suzi vindo me entregar a munhequeira comecei a filmar. Era 11:22:00 da manhã, e o calor estava muito pior. Essa segunda volta foi bem divertida, mas para minha surpresa, foi bastante cansativa também. Por mais que eu não estivesse forçando, eu não conseguia baixar minha frequência cardíaca, que estava tão alta quanto na primeira volta. Tinha o calor influenciando, e eu percebi o quanto é importante um descanso realmente depois de uma prova mais forte, mesmo que seja de 5 quilômetros. Mas me diverti bastante filmando o trajeto do autódromo, a descida inicial, o lago, a subida para a reta dos boxes, a torcida que estava na arquibancada e a chegada e troca da munhequeira para Luiz Fernando.

Com o resultado oficial vimos que fechamos a maratona em 03:53:56 pela equipe Adriano Bastos e pela equipe da empresa fechamos em 04:59:58, um ótimo sub-5 horas! Os resultados podem ser obtidos pelo site da Championchip.

Com relação a organização da prova, tenho só praticamente elogios! Um bom kit pré-prova, e um ótimo kit pós-prova! Chá gelado, fruta, cereal… uma toalhinha também, além de uma das medalhas mais bonitas que ganhei!

Porém tivemos uma pequena dúvida com relação a ordem dos chips, visto que a ordem que constava lá não era a nossa ordem de participantes que tinhamos inscrito no site. Perguntei para a moça que estava entregando os chips sobre isso e ela me informou que não teria problema, era só entregar o chip para a pessoa que constava o nome no papel. Mas sabe quando fica a dúvida se era para fazer isso mesmo ou entregar os chips na ordem?! Bem… é esperar o resultado final e torcer para que não dê problema!

Gostaria de agradecer a companhia dos participantes das duas equipes, que ficaram lá torcendo e vibrando. Pela equipe Adriano Bastos: Nelson, Valéria, Xan, Ana, Maurício, Rogério e Teti. Pela equipe daqui da empresa: Rubens, Erika, Claudinha, Leandro, Suzi, Luiz Fernando e Luis Henrique.

Também gostaria de parabenizar a todos aqueles que participaram do evento e sugerir uma alteração na data dele. Dezembro é quente demais, e vi diversas pessoas passando mal nos boxes ou no percurso. Acredito que essa prova por ser bastante longa seja realizada no inverno.

E você, correu a ASRD 2010? O que achou do evento?

Bons treinos!


Responses

  1. Meu amigo, confirmo toda a descrição da sua corrida, o circuito é muito puxado. Tenho participado das corridas de rua e já fiz 218 km este anos somando mais 5 km desta corrida que foi mais puxado devido a alta temperatura. Se a corrida tivesse feita no meio do ano, com o clima mais amena, a subida não é tanto desgastante, mas com o calor infernal a subida se torna um pesadelo. Terminanos com duas equipes completando as suas voltas. Parabéns a todos que conseguiram completar e também a todos que tentaram, afinal de contas o que vale é a participação e sentir a emoção de estar correndo pela vida.

  2. […] todos meus objetivos que tinha traçado para o ano de 2010. Foram 23 corridas (considerando as duas voltas na ASRD como uma única prova) e ainda falta mais uma, que será no dia 31 – a famosa São Silvestre! […]


Deixe uma resposta

Categorias

