Publicado por: Bira | 12/12/2010

44ª Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha – Resultados

Hoje, 12/12/2010, aconteceu mais uma Prova Sargento Conzaguinha, uma tradicional prova na cidade de São Paulo. Com um percurso de 15 km e basicamente todo plano, tivemos como adversário o clima. Estava muito quente desde o início da prova, às 08:00 (e com horário de verão). O calor e a umidade do ar atrapalhou muitos corredores, até os atletas de elite, como o vencedor da prova, Marilson Gomes dos Santos:

“O clima quente e úmido foi o meu maior adversário neste domingo. Mesmo assim consegui me distanciar do restante do pelotão no quarto quilômetro e manter um bom ritmo até o final da prova”, comentou Marilson à O2 Por Minuto no término da prova. Esse, que é um dos maiores fundistas que o Brasil já teve está em preparação para a São Silvestre, e na minha opinião se consagrará campeão lá também.

Voltando à minha participação na prova, meu objetivo era melhorar o tempo do ano passado, correndo em uma média abaixo de 05:00 min/km. Passei o primeiro quilômetro a 05:15 min/km, mas não sei o porquê, acelerei um pouco mais no segundo km, passando a 04:57 min/km. Diminuí um pouco o ritmo e voltei a rodar entre 05:15 e 05:20 min/km. Meu objetivo era começar a acelerar a partir do 8º km, mas desisti do objetivo de tempo quando eu percebi que mesmo naquela velocidade, meu batimento estava muito alto.

Agora o novo objetivo era terminar a prova e seguir correndo sem caminhar. Fui tentado diversas vezes a dar uma caminhadinha, mas acabei sendo resistente. No km 13 encontrei um colega do trabalho, Kiril, que foi meu companheiro de final de prova. Ao entrarmos na pista de atletismo da Polícia Militar ainda tivemos gás para dar uma acelerada (não queria chegar depois dele, mas não deu…) e chegar “bonito” na foto. Infelizmente nessa hora me bati no braço de um corredor, então queria pedir desculpas a ele caso ele esteja lendo. Não foi nada demais, mas eu ficaria chateado também se alguém se esbarrasse em mim, mas na hora o espírito competitivo falou mais alto, e eu não consegui desviar.

Fechei a prova em 01:20:21 (extra-oficialmente). Praticamente 5 minutos a mais do que no ano passado, mas contente por ter chegado. Retirei minha medalha e fui procurar Anderson (@andzacarias) para retirar minha camiseta do #TwittersRun, grupo de corredores que já comentei aqui no blog. Uma camisa bastante bonita, e que usarei na proxima semana no TwittersRunDay.

Os campeões da prova, como já falei foi, no masculino Marílson Gomes dos Santos (00:44:23) seguido por Israel dos Anjos (00:46:09) e Valdir Sérgio de Oliveira (00:46:42). No feminino a campeã foi Beatriz Nascimento, com o tempo de 00:57:30, seguida por Adriana Rosa Pereira Caetano (00:58:04) e Sirlene Sousa de Pinho (00:58:55).

Falando um pouco da organização: o kit é fraquíssimo, tanto pré quanto pós prova. Mas nunca esperei nada demais da Yescom com relação ao kit também… Os postos de água, para o calor que estava, eram muito espaçados. Além disso achei poucos postos de água. O atendimento médico também falhou, tento poucos socorristas principalmente durante o percurso.

O resultado oficial ainda não foi divulgado, mas ele poderá ser obtido no site oficial do evento. Agora é me preparar para a próxima semana que farei duas provas: a Ecorrida dos Manancias (14 km) no sábado e a Etapa de Verão do Circuito das Estações (10 km) no domingo.

Bons treinos!


Deixe uma resposta

Categorias

