Publicado por: Bira | 17/12/2010

Medalha da São Silvestre virá no kit

É muito fácil estragar uma festa com uma atitude besta e sem sentido. E foi isso que a Yescom fez ao anunciar que a medalha da São Silvestre 2010 virá no kit pré-prova. Conforme apresentado no blog da revista Conta-Relógio, “a entrega das medalhas na chegada tinha também a função de obrigar os corredores a não esquecerem de devolver o chip, fazendo então a troca. Com o uso do chip descartável, também preso ao cadarço do tênis, a organização considerou que ficaria mais fácil já entregar a medalha antes, no kit, que assim passa a ser medalha não necessariamente de participação, mas de inscrição.”

Para nós corredores a medalha nunca foi vista como uma forma de forçar a entregar o chip. A medalha sempre foi vista pelos corredores com um mérito por ter completado a prova! Nós quem sabemos o quão difícil é tentar conciliar uma rotina de treino com as atividades do dia-a-dia, vencer a preguiça em muitas vezes, correr na chuva ou no sol (e para alguns até na neve). E a medalha de uma prova representa exatamente essa vitória!

Correndo a Meia de Salvador esse ano, minha mãe e minha esposa pegaram um táxi para a chegada da prova. Elas passaram por mim, deram tchau e seguiram adiante. O taxista perguntou para elas se eu estava correndo para ser o primeiro colocado. Elas responderam que não, e ele perguntou: “Para que que ele tá correndo então??”

O corredor amador, que acredito eu, representa 99% dos corredores no país, correm por diversos motivos: bem-estar, melhor qualidade de vida, desafio, fazer o social… nosso maior adversário somos nós mesmo! Corremos para nos sentirmos bem! E a Yescom simplesmente parece pensar que nem esse taxista.

Aqui no Brasil as organizadoras talvez pensem mais na logística dela, e não na visão dos corredores. Na meia da Disney, ao completar a prova, um dos voluntários quem colocou a medalha no meu pescoço, me parabenizando por ter completado o percurso! E isso era feito com todos aqueles que chegavam ali! Isso é pensar no corredor!

Essa notícia repercutiu bastante no Twitter. Existem muitas sugestões de ir retirar o kit com nariz de palhaço, boicotar a prova, correr ela de costas, ou a que eu mais gostei e devo adotar, é a de correr já com a medalha no peito.

Tirando as provas da Yescom que já estou inscrito e não vou perder as inscrições, estou pensando seriamente em boicotar as provas organizadas por ela até entenderem que corredor precisa de água no percurso, que gosta de correr em horário cedo, e que quer participar de provas bem estruturadas e organizadas! E que principalmente, merece respeito!


Responses

  1. Caro Bira,
    Pode sentir toda sua indgnação!
    Tenho 40 anos corro com regularidade a 3 e participo de provas a 1.
    Tenho bons tempos levando em conta a tal dificuldade de treino e tarefas do dia a dia como disse tão bem!
    Hoje (19/12/10) participei do Circuito das Estações Adidas aqui de Salvador (5km) e fiz um tempo de 22:19 min.
    Fiquei desolado ao ler e buscar a confirmação de que um kit de corrida seria entregue já com a medalha de conclusão de prova!!!!!
    Lamentável!
    Tudo isso para cortar despesas com pessoas distribuindo medalhas?
    Tudo isso para cortar despesas com organização do evento?
    Pena essas pessoas que organizam esses eventos não saberem o valor da conclusão da prova com o prêmio uma simples medalha mas que ATESTA que VOCÊ finalizou a prova! Que VOCÊ conseguiu ! Não diz que você ganhou e sim que você conseguiu!!

    Será que os corredores profissionais também receberão as medalhas antes da prova?
    Será que terão coragem? Claro que não! Essa atitude poderia ser tomada apenas com os 99% dos corredores (como você bem disse) amadores mas que são muito mais esportistas que os profissionais que ganham pra correr ! Nós corremos por prazer, por endorfina, por obstinação solitária e tudo isso é visto como nada por esses que organizam a prova!

    Sinto apenas descordar de você em apenas um ponto. JAMAIS correrei uma prova que entrega medalha antes da largada, jamais.

    Abraço e nos vemos na meia maratona de Salvador(Farol a Farol)

    • Olá Ricardo e Karina, obrigado pela opinião de vocês.

  2. Estou tão indignada quanto você! Essa vai ser minha primeira São Silvestre e com certeza é a prova dos meus sonhos. Não tem preço você terminar uma corrida e ganhar aquela medalha, o seu prêmio por tanta superação naqueles minutos. Também não vou perder minha inscrição, pois é muito tempo sonhando com isso, mas adorei a idéia de correr com a medalha no peito

  3. […] Cidade de São Paulo, Troféu da Independência do Brasil,yescom « São Silvestre chegando! Medalha da São Silvestre virá no kit […]

  4. […] famosa do Brasil, a São Silvestre. A alguns anos esse assunto já é discutido, e após algumas decisões polêmicas no ano passado, finalmente eles decidiram mudar o local da […]


Deixe uma resposta

Categorias

