Publicado por: Bira | 27/01/2011

86ª São Silvestre – Resultado

Depois de muito, mas muito tempo (quase um mês depois), venho escrever minha experiência com a São Silvestre, ocorrida no último dia de 2010. Inicialmente tivemos toda aquela discussão sobre a entrega antecipada das medalhas, que não era mais vista como um mérito por ter concluído a prova, mas sim mérito por ter pago a inscrição. Mas vamos ao que interessa, a prova!

Cheguei umas 16:10 na Av. Paulista, e encontrei Herlon lá mesmo, no lugar que tínhamos marcado. Herlon é um colega do trabalho que começou a correr em 2010. Ex-fumante, ele se empolgou com minha empolgação com as corridas, e resolveu fazer as 4 etapas do Circuito das Estações. Treinou, e completou todas as etapas, melhorando o tempo em cada uma! E na última vez abaixo de 1 hora!!

Mas ele nunca tinha corrido distâncias superiores a 10 km. Então passei para ele uma planilha da Contra-Relógio (se não me falha a memória…) com uma planilha de treinamento para percorrer os 15 km da São Silvestre. E era a hora de ver se ele estava preparado! Como forma de incentivo, resolvi também correr com ele essa prova tão divertida.

Sim, eu achei bastante divertida!! Muitas pessoas fantasiadas e várias figuras exóticas. Realmente acredito que a palavra “exótica” seja a que mais se encaixa para descrever as centenas de pessoas fantasiadas ou carregando acessórios inusitados. Além disso, é muito grande a participação popular na prova. Torcida do início ao fim! Se a maratona fosse assim, com certeza o percurso seria menos desgastante!

Às 16:55 foi dada a largada. Conseguimos um lugar legal para sair, e não demoramos muito para passar pelo pórtico. Por sinal, eu nem vi a hora que passei pelo tapete inicial! É uma multidão incrível e uma vibração imensa! Rapidamente já estávamos passando pelo palco da festa da virada e começamos a descer a Consolação. 1 km já tinha ido! Fomos segurando o ritmo e vendo os outros corredores, o público, as pessoas bebendo nos bares que pareciam nem estar ligando para toda aquela algazarra e aglomeração!

Fomos indo cada vez mais para o centro da cidade, passando por diversos lugares que eu não reconheci ou que eu “acho” que nunca tinha passado. Mas chegamos em um lugar que eu conhecia bem, o Elevado Costa e Silva. Só me lembrou aquela ida e volta que tem no Circuito das Estações, mas o clima estava muito diferente dessa prova. Principalmente porque as duas faixas são ocupadas no mesmo sentido. No elevado, eu já comecei a escutar o público gritando que Marilson tinha vencido. Eu já esperava e vibrei com a vitória dele.

Continuamos seguindo e eu entrei na expectativa da subida da Brigadeiro (vários gritos de “a Brigadeiro está chegando!!”). E chegamos nela! A destemida! Ela é um pouco longa, mas eu realmente achei que seria pior. Acredito que isso se deu por eu estar correndo em um ritmo bem abaixo do meu de prova, então não senti muito. Mas deu para perceber que Herlon sentiu um pouco a subida, e deu uma diminuída no ritmo. Continuei incentivando, e seguimos subindo! Um hora ela ficaria plana…

E ficou com a chegada novamente na Av. Paulista. 300 metros plano, onde a multidão aplaudia sua chegada. Parecia que a corrida estava começando naquele momento. Passamos pelo pórtico final com 01:37:06. Não cheguei a levar a medalha para depois, e realmente senti falta disso. Mas falaram que a dispersão foi realmente mais rápida. Peguei o lanche, e dei a volta pela rua de baixo para encontrar minha esposa e voltarmos para casa para nos prepararmos para a virada do ano.

E assim terminou esse excelente ano para mim nas corridas. E que 2011 seja igual, ou melhor!!


Deixe uma resposta

Categorias

