Publicado por: Bira | 11/07/2011

I Meia Maratona de Curitiba – Resultado

Domingo, 10/07/2011, aconteceu a primeira meia maratona da cidade de Curitiba, e eu estava lá para prestigiar o evento. Viajei no sábado pela manhã, e felizmente o aeroporto estava aberto. Na retirada do kit no Museu Oscar Niemeyer (MON) tive o prazer de conhecer Bruno, que é o inventor de um Porta Medalhas muito útil o qual não precisa furar a parede. Ano passado em um sorteio dos Twitersrun, eu fui o felizardo e ganhei um desses porta medalhas, e aproveitei que já estava lá e comprei mais um no sábado. A camisa eu achei bem bonita, e tinha em 3 cores diferentes. Aproveitei o restante do sábado para comer e passear por lá. Por sinal, esqueci a dieta (quase) que completamente nesses dois dias de viagem. Mas de vez em quando é bom…

A largada estava prevista para às 07:05. Estava muito frio (falaram que estava em torno de 3ºC), então fui bem agasalhado para o local da prova. Cheguei com uma antecedência de 30 minutos e já fui aquecer. Minha esposa pediu para eu correr com a camisa interna que usei na Disney (lá estava -2ºC) para não sofrer com o frio, e achei mais prudente correr com ela mesmo. Também resolvi começar a correr com luva, e tirá-la depois caso eu achasse necessário.

Com um atraso pequeno de 2 minutos largamos pelo Centro Cívico. Conforme a organização, um total de 3500 participantes nas provas de 21 km, 21 km com revezamento em dupla, corrida e caminhada de 5 km. Saí bem na frente, e percebi que o pessoal lá em Curitiba começa a prova bem forte! Pois eu vi muita gente me passando. Tentei não me levar pelo pessoal e ir em um ritmo confortável. Tinha visto pela altimetria que não seria uma prova tão simples assim…

Logo no quilômetro 2 uma descida bem grande, seguido de uma boa subidinha no km 3. Aproveitei que passei pela minha esposa nesse km e deixei a luva com ela, pois a mão já estava suando. A partir do km 5 mais ou menos eu comecei a sentir calor e pensar se tinha tomado a decisão certa em ir com aquela camisa por baixo. Felizmente o sol apareceu, mas não aqueceu tanto. Foi bem diferente ver o ar condensado na respiração dos participantes.

E seguimos correndo por Curitiba. Passamos por diversas áreas da cidade desde zonas comerciais a residencias, com prédios ou com muitas casas. Uma coisa que me chamou bastante atenção (e me agradou muito!) nesse percurso é que ele rodava pela cidade sem repetição de trecho! Cheguei na metade da prova e passei pelo pórtico do revezamento. Daí olhei no relógio como estava indo e minha surpresa foi que tinha passado essa metade em um tempo muito bom! E sem me sentir cansado. Então minha meta inicial de 01:50:00 foi aos poucos mudando…

Planejei manter o ritmo já que estava indo bem, mesmo com o tanto de subida e descida do percurso. Queria ver como iria passar as 10 milhas (16 km). Consegui passar os 16 km com menos de 01:19:00, conseguindo assim minha melhor marca nessa distância! A partir desse ponto meu foco foi em completar a prova abaixo de 01:45:00, e baixar minha melhor marca em mais de 1 minuto.

No km 17 ouvi a seguinte frase de um dos participantes: “Agora é a hora que a criança chora e a mãe não escuta”. Presumi que ele era curitibano e que as subidas a partir desse ponto iam complicar… Continuei forte, ou pelo menos tentando manter o ritmo forte mesmo com as subidas desses últimos quilômetros. Faltando 1 km a prova se tornava mais plana, e com descida, e olhando para o relógio vi que conseguiria completar a prova em um tempo melhor do que o que tinha planejado no km 16.

Já via o MON na minha frente… a multidão esperando os corredores! A felicidade tomou conta de mim naqueles últimos metros que passei o pórtico e continuei trotando até chegar ao ponto de entrega da medalha. E eu realmente não acreditei no tempo que tinha feito! Oficialmente, 01:43:28, baixando meu recorde pessoal em 02’58”!

Realmente é muito bom correr sem a (própria) pressão de fazer um tempo bom. Tanto essa corrida quanto a anterior eu corri assim e fiz excelentes tempos! Mas esses tempos só estão sendo possíveis ao treinamento com afinco que tenho feito, evitando ao máximo faltar algum treino e à dieta que minha nutricionista passou. Consegui perder bastante peso além de ter bastante energia para os treinos e provas.

Agora terei duas semanas seguidas com provas de 10 milhas e depois a meia-maratona da Asics, evento muito esperado pelos corredores!


Responses

  1. Parabéns, não basta treinar, tem que saber correr e arrisco o palpite que toda essa habilidade que conseguiu foi fazendo maratonas hehehe. abs

  2. Valeu Claudio! Com certeza essa última maratona me ensinou muito, tanto é que de lá para cá eu tenho conseguido tempos que eu não esperaria por agora! É manter o foco e continuar treinando e aprendendo! Abraços!

  3. Fala Bira, gostaria que soubesse que sempre passo aqui em seu blog para dar uma olhadinha…costume ler todos seus posts.
    Na verdade não tenho muito o que dizer, apenas que você é um exemplo para mim, de verdade! Parabéns por sua dedicação aos treinos e esforço para cada dia superar seus limites.

    Abraços, Cavalcante

  4. Você vai participar da etapa São Paulo da meia da Asics?

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    • Olá Alessandro! Vou sim, essa não pretendo perder por nada!
      E lá vou tentar melhorar um pouco esse tempo!
      Você vai estar lá também?
      Abraços!

  5. Obrigado pela força, Cavalcante!! Fico bastante contente lendo esses comentários!🙂
    Abraços!

  6. Olá Bira tudo bem? Sempre passo aqui para ver as novidades e acabei te conhecendo em fevereiro na entrega do kit da meia maratona de SP. Cara sempre tive a vontade de participar da corrida de Santiago e Buenos Aires tem como me passar os macetes para as próximas ou até mesmo irmos juntos (no bom sentido hein, rsrsrsss…) o meu e-mail é ffabio.luiz@gmail.com. Vc vai estar na Athens II – 16K? Abraços.

    • Olá Fábio! Eu lembro de você lá na entrega do kit! Como estão os treinos?
      Essas duas corridas são muito boas! Gostei bastante!!
      Depois dê uma lida lá nos posts que fiz sobre elas, e se ficar com qualquer dúvida é só perguntar!
      Eu vou estar na Athenas no domingo. Vamos nos encontrar lá!
      Abraços!

  7. Apesar de estarmos sempre aprendendo, iniciando novas etapas, o nome do seu blog não combina com sua condição, tem muita técnica e experiência, de iniciante você não tem nada, vamos que vamos..

  8. É… estava pensando no que você escreveu e resolvi mudar o título do blog! Substituí o “iniciante” por “amador”. Tem uma conotação diferente, mas ainda representa o que sou, e sempre serei, um corredor amador aprendendo a correr a cada dia!
    Abraços!

  9. Olá bira.
    Legal ver que você passou bem pela minha cidade, gostou e teve um excelente desepenho.
    Muitas felicidades.

    luizz

    • Olá Luiz! Eu adoro Curitiba. Praticamente vou para aí todos os anos. Talvez eu faça a maratona daí esse ano… vamos ver!
      Abraços!


Deixe uma resposta

Categorias

