Publicado por: Bira | 27/07/2011

10 Milhas Brasil Puma – Resultado

No último domingo, dia 24/07/2011, aconteceu as 10 Milhas Brasil, corrida patrocinada pela Puma. Essas 10 milhas (que são aproximadamente 16 km) aconteceu 1 ano após eu obter minha melhor marca na distância com 01:19:14, nas 10 milhas da Mizuno. E dessa vez eu estava com muita gana para bater esse recorde pessoal.

Tenho treinado muito bem desde o “fiasco” que foi a Maratona de São Paulo (fiasco no sentido de não ter sido nada como eu esperava que fosse, mas o mais importante eu consegui que foi completá-la). Mas depois dessa maratona eu consegui me aproximar bastante do meu recorde pessoal nos 10km e melhorei minha marca na meia-maratona em quase 3 minutos. Mas agora tinha mais uma marca para quebrar, as das 10 milhas!

Com largada às 07:30 da manhã em uma manhã com clima agradável, a prova reuniu muitos corredores. A prova constava de dois percursos: as 10 milhas individualmente ou com revezamento em duplas. Cheguei um pouco em cima da hora pois meu despertador não tocou (ou tocou e eu o desliguei e nem me lembro que fiz isso), mas por sorte eu tenho o costume de acordar diariamente cedo, então consegui levantar sozinho. Novamente larguei no Pelotão Quênia, o que é uma grande vantagem pois dá para chegar 5 minutos antes da largada e já se posicionar em um bom lugar. Mas dessa vez eu não estava “só”, pois muitos integrantes da Adriano Bastos Treinamento Esportivo estavam lá. Foi uma das provas com mais participantes da equipe que eu já vi, e também foi a estreia da nova camiseta.

Com quase 5 minutos de atraso, foi dada a largada do Jockey Club de São Paulo. Meu objetivo era manter uma média de 05:00 min/km, e ir melhorando o ritmo ao longo da prova, conforme o comportamento do corpo. O bom que larguei junto com Claudio, o qual já corri diversas vezes junto e sempre mantém um bom ritmo. Passamos os 3 primeiros km como um relógio: 05:07. Estava ótimo para o início da prova. Nos 4º e 5º já aumentamos um pouco o ritmo, mesmo com a subidinha da Ponte Cidade Universitária, passamos a 05:00 e 04:58. Agora que já estávamos aquecidos era só aumentar um pouco o ritmo ficando em uma zona de conforto e manter esse ritmo até quase o final da prova.

E conseguimos fazer essa estratégia perfeitamente. Mantivemos um ritmo em torno de 04:50 min/km até o km 11. Um ritmo que realmente estava bastante confortável, pois durante o percurso conversamos diversos momentos. Esqueci de tomar o gel no km 8, só tomando no outro posto de hidratação no km 10. Mas partir do km 11 só faltavam 5 quilômetros, então começamos a apertar um pouco mais o passo. Passamos os kms 12 e 13 a 04:42 e 04:41 min/km, respectivamente, e entramos novamente no Jockey Club. Agora íamos pegar um longo trecho em pista de terra batida, com alguns buracos pois os cavalos passam por essa área. Mas não nos abatemos e continuamos forçando. Alcançamos Rogério e Cássio (também da equipe) e continuamos forçando. Estava praticamente no fim!

Mesmo depois de já ter percorrido uma boa distância, o cansaço ainda não tinha chegado. Passamos o km 14 a 04:31 min/km e o km 15 a 04:25 min/km. No último quilômetro eu ainda estava com fôlego para continuar forçando e nesse momento acabei me separando um pouco de Claudio que manteve o ritmo do km anterior. Consegui fechar o km 16 a 04:21 min/km e os últimos metros (que conforme o Garmin foram 238,80 metros) passei a 04:05 min/km! E com essas ótimas parciais fechei a prova com o tempo oficial de 01:17:50! Novo recorde pessoal, diminuindo o tempo em 1’24”, além de chegar praticamente “inteiro”, sem estar extenuado.

Na classificação geral, no masculino a prova foi vencida pelo atual campeão da Maratona da Disney Fredison Carneiro Costa, com um tempo de 00:50:09, seguido pelo hepta-campeão da Maratona da Disney Adriano Bastos com um tempo de 00:52:04 e por Manoel Alves da Silva (00:52:35). No feminino a prova foi vencida por Mariana Fleury (00:54:11) seguida por Bianca Notari (00:55:47) e Liege Lopes (00:58:28).

Realmente foi uma excelente prova, muito divertida e com boa quantidade de postos de hidratação. E gostaria de agradecer Claudio pela companhia durante a prova, pois além do papo durante a prova ajudou a manter o ritmo, forçando na hora que tinha que forçar! E que venha a Golden Four um dia antes do meu aniversário!!

Responses

  1. Fala Bira
    Prova muito interessante, negativamos todos os Kms e chegamos bem, enrosquei na última curva não consegui lhe acompanhar onde abriu 23seg, mas foi ótimo e um grande prazer correr contigo. parabéns pela nova marca. abs

  2. Parabéns pelo tempo da corrida. Seu blog é super legal e clean.
    Abraços

  3. Obrigado, Dart! 🙂

  4. […] do quilômetro 18 comecei a apertar o passo, e tentar acelerar. Não consegui acelerar como fiz nas 10 milhas da Puma, mas consegui manter uma velocidade muito boa, passando o último km a 04:30 min/km e os últimos […]

  5. Boa noite, gostaria de saber porque, até hoje eu não consegui ver o resultado das Dez Milhas Brasil Puma. Já tentei várias vezes no site da ativo
    e nada.
    Todo corredor tem essa curiosidae de ver o seu tempo, o seu desempenho,corrida após corrida.
    Qual será o tempo para que possamos ver no saite?
    Obridada pela atenção. Maria José Castelo Branco

    • Olá! Provavelmente aconteceu algum problema para seu tempo não ser divulgado. Por favor, procure o organizado da prova mandando um email para eles e pedindo maiores explicações, pois eu também só fui um dos corredores da prova, não tendo vínculo algum com eles. Boa sorte!


Deixe um comentário

Categorias

