Publicado por: Bira | 26/08/2011

A história de Bruno – Como vencer a obesidade correndo

Hoje irei contar para vocês a história de Bruno Alexandrino. Bruno é um colega da assessoria Adriano Bastos que treina em Belo Horizonte e, assim como eu, conseguiu vencer a obesidade e viciou em corrida! Com certeza serve de inspiração para muitos de nós! Usarei o próprio texto dele que postou no fórum da assessoria.

Sempre fui magro durante toda minha vida e em meados de 2008/2009 comecei a engordar e não parei mais, fui me confortando cada vez mais. A zona de conforto é o perigo para os gordinhos, porque você acha que está bem, mas não aceita aquilo. É quando você começa a brincar com o próprio peso, se chamando de fenômeno e por ai vai… No verão de 2010/2011 estava no litoral catarinense e resolvi, por acaso, passar em uma farmácia. Chegando lá subi em uma balança. Eu não pesava a muito tempo porque estava na zona de conforto e não ligava para peso, tanto é que eu nem me lembrava quanto eu pesava em 2008/2009 no início. A balança digital não parava de contabilizar dígitos e chegou a exatos 99.3kg!

Eu assustei muito, e eu ia passar ainda 16 dias na praia, ou seja, muitos quilos estariam por vir. Como eu estava de férias e nada iria resolver meu problema naquele momento, resolvi curtir no mesmo ritmo, daquele jeito de praia hehehehe. Uns dez dias depois acordei e me olhei no espelho. Eu estava um Nhonho. Muito gordo mesmo, eu mesmo não me reconhecia! Era umas 5:30 da manhã, e falei: “vou correr!” Sai pra correr e machuquei o pé, fique uns 10 dias mancando… quando cheguei de volta em Belo Horizonte, para voltar a rotina, traçei varias metas! Tudo começou no dia 27/01/2011:

1º – Ir e volta a pé para o trabalho todos os dias;
2º – Comer somente verdura e carne durantes as 2 primeiras semanas;
3º – Tomar 2 copos de chá verde por dia para não reter líquidos;
4º – Tomar no mínimo 4 litros de água por dia;
5º – Cortar fritura/gordura;
6º – Cortar refrigerante;
7º – Cerveja socialmente/raramente – Preferência wisky/vodka;
8º – Cortar açúcar;
9º – Comer frutas;
10º – Chegar aos 90kg.

Fui a uma loja e comprei roupa de corrida e um tênis. Li muito sobre o assunto e fui me policiando sempre. Comecei andando 1km e correndo 100 metros. Depois fui aumentando gradativamente meus passos, e sempre escutando e sabendo os limites do meu corpo. No final de fevereiro já estava pesando 90kg e me inscrevi na primeira corrida: o circuito adidas outono, prova de 5km. Fiquei bastante ansioso e aumentei o ritmo dos treinos. Comecei não a ir só a pé para o trabalho, mas também para faculdade. Andava por dia em torno de 6km e depois treinava a noite cerca de 20 a 30 minutos.

Após as duas semanas de restrição a carboidratos comecei a alternar uma dia de carboidratos/folhas/carne e um dia de carne/folha e por ai fui até chegar aos 87kg. Cheguei na prova e fiz 24:13 e fiquei entusiasmado, foi uma conquista! Após isso já me inscrevi na corrida da família da meia maratona da linha verde, de 6km em 17/04 e traçei outra meta: quero chegar aos 82kg. Fiz a prova com 83kg e fiz o tempo de 27:02.

Estava progredindo e cada vez mais animado. Minha alimentação estava redondinha, alinhada a minha hidratação e treinos. Foi dando tudo certo. Comecei a fazer musculação em casa mesmo (abdominais, braços e agachamentos – tenho um supino em casa) me inscrevi em 3 provas depois: Circuito Athenas 5km em 1 de maio e Ecorun 5km e Circuito Caixa em maio 5.7km (erraram o percurso). Já estava com minha meta em 78kg e pesando 80kg, e cheguei lá! 78kg estava eu correndo o Circuito Athenas em 21:36, Ecorun em 20:55 e Circuito Caixa em 23:49.

Tinha agora no inicio de junho 2 metas! A primeira era os 75kg e a segunda era baixar meu tempo para sub-20 nos 5km. Comecei a treinar muito, minha alimentação estava outra, rica em carboidratos e comendo carne magra e frutas diariamente (3 maçãs e 2 bananas) e me inscrevi no Circuito Adidas Inverno e na Corrida de Pentecostes, uma 12/06 e outra dia 19/06. Treinava diariamente no mínimo de 8km variando. Foi quando procurei também uma assessoria e conheci o Adriano. Completei o Circuito Adidas em 20:02 e a Corrida de Pentecostes em 6º lugar geral e 1º faixa etária com 18:55. Estava satisfeito e nem eu acreditava que poderia ter conquistado aquilo!

Tracei outra meta, uma meia-maratona e 72kg! Conversei com o Adriano sobre a meia e minha história, ele logo me apoiou e me mandou a planilha. Cumpri certinho, devo não ter feito 4 treinos no máximo, sendo 2 pós provas.
Me inscrevi na Golden4Asics BH e treinei e me alimentei como indiquei acima e cheguei aos 72kg e fiz minha primeira meia-maratona em 1:28:59, e de presente consegui um TOP100.

Hoje em dia continuo fazendo várias coisas que ainda fazia no início :
1º – Ir e voltar a pé para o trabalho e faculdade todos os dias;
2º – Tomar no mínimo 4 litros de água por dia;
3º – Cortar Fritura/gordura;
4º – Não tomo refrigerante;
5º – Cerveja socialmente/raramente – Preferência wisky/vodka;
6º – Como chocolate uma vez ou outra, porquê gosto muito (mas açúcar em geral não costumo ingerir);
7º – Como frutas todos os dias;
8º – Alimentação equilibrada em nutrientes;

Hoje posso dizer o seguinte :
– Comecei a correr pra perder peso, hoje sou apaixonado e viciado em correr.
– Nunca diga que você não é capaz,pois você é!
– Acredite em você mesmo, pois se não acredita, quem vai acreditar?
– Dor? Dor passa… Orgulho nunca!
– Raramente o tempo é o problema, e sim nossa organização (trabalho de 8 às 18hs e faculdade de 19hs as 22:30).

Hoje estou com 72kg – 1,79m – 24 anos e viciado em correr!
Minha próxima meta? Índice para maratona de Nova York/Boston

Responses

  1. Ola Bira, estou olhando o seu site a algumas semana, seu site me convenceu a criar um para mim. Até usei alguns layout do seu site…:) . Obs, tbm trabalho com Info, sou adm de redes.
    Bom, criei um blog para colocar os meu treinamento e corridas assim como vc fez…
    Quando puder, de uma visita.
    http://giovanirun.wordpress.com

    • Olá Giovani. Obrigado pela visita ao site.
      Criar o blog foi algo que me ajudou bastante principalmente no início, me dando aquela motivação para treinar e escrever que tinha feito uma prova aqui, outra ali… principalmente porque antes eu não tinha muita paciência para escrever, então o blog ajudou-me a quebrar essa barreira.
      Seu blog está bem legal! Irei adicionar na lista de links daqui do blog! Bons treinos, e apareça sempre!

  2. Bira, que relato bom demais da conta – como se diz lá no interior. Parabéns ao Bruno pela decisão de mudar de hábitos e pelas vitórias em cada corrida. Essas histórias servem para nos mostrar que com disciplina e persistência podemos alcançar nossos sonhos.
    Excelente post, execelente blog. Abraços,

    • Olá Jaime! Que bom que você gostou do blog! Pode visitar sempre! 🙂
      Com certeza a história de Bruno serve para inspirar muita gente!
      Abraços!

  3. Oi Bira!
    Conheci seu blog através do post do podrunner (Santo google!). Já estava disposta a começar a treinar. Agora conhecendo a história do Bruno, fiquei mais empolgada ainda. Sempre cuidei a da minha alimentação. O meu problema era a “falta de tempo” – trabalho de 2h da manhã às 13h. Mas o que são 20 ou 30 minutos de treino? Principalmente pra mim, que tenho um corredor esportivo à disposição na rua à frente da que eu moro. Hoje mesmo vou começar a treinar. Já pesquisei bastante sobre alimentação pré e pós treino. Acho que estou no caminho certo. E, se (quando) estiver mais disposta, vou começar a malhar nos dias que não irei treinar. Não gosto muito de malhar, mas vou me esforçar.

    • Olá Aline! Bem-vinda ao mundo das corridas! E não se esqueça também que o acompanhamento médico é fundamental!

      Eu também não tenho muita paciência para musculação, mas é essencial!

      Bons treinos!!

  4. Olá, boa tarde. Meu nome é Amanda Jurno e estou desenvolvendo uma reportagem a respeito da obesidade em Belo Horizonte. Fiquei muito interessada na história relatada e gostaria de entrevistar o Bruno. Você pode entrar em contato comigo?

  5. Olá!
    Me identifiquei muito com vc na sua história. .
    Também estou obesa…e minha meta começar a corree após retornar das minhas férias esse mês. ..mas no meu caso será um pouco mais devagar…pois tive um ABC,transitório em Março 2015..que deixou a perna esq. Com um pouco de dor…mas com exercício alivia muito…
    Estou muito animada e sei q vou conseguir..correr é um desejo antigo q agora vou realizar…tenho 41 anos.


Deixe um comentário

Categorias

