Publicado por: Bira | 02/09/2011

São Silvestre: Mudança no percurso e no local de chegada

Ontem o CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) anunciou a alteração no percurso e no local da chegada da corrida de rua mais famosa do Brasil, a São Silvestre. A alguns anos esse assunto já é discutido, e após algumas decisões polêmicas no ano passado, finalmente eles decidiram mudar o local da chegada.

O motivo principal alegado é o tumulto que ocorre ao término da corrida, pois junta os milhares de corredores com os milhões que participam da Festa da Virada na Av. Paulista. Foi alegado que a área de escape dos corredores tinha sido perdida, e isso estava causando uma grande “muvuca”! Com isso a chegada foi passada para o Ibirapuera, em frente ao Obelisco. Abaixo, o mapa do novo percurso.

Muitos corredores estão revoltados por causa do encerramento de uma tradição e que a prova perdeu seu “sentido”. Porém, a tradição já foi quebrada a muitos anos, mais precisamente em 1989 com a mudança de uma prova noturna para uma corrida vespertina. Acho que os corredores mais antigos sejam mais saudosistas com relação a essa mudança, mas foi uma época que eu não vivi (em termos esportivos, pois em 1989 eu estava mais preocupado em brincar de Lego e de Comandos em Ação do que assistir uma corrida, infelizmente…).

Porém, o maior perigo dessa mudança está na descida da Av. Brigadeiro Luis Antônio, após a paulista. Serão alguns quilômetros de descida que irão judiar das articulações. Considerando que uma boa parte dos corredores dessa prova são atletas esporádicos, realmente isso será um problema! Essa descida foi muito bem alertada por Rodolfo Lucena, em seu blog +corrida. Um outro problema que eu acho será a volta para casa após a prova, pois ali na Paulista tem o metrô, e no Ibirapuera os corredores dependerão de ônibus ou de deixarem o carro lá próximo para facilitar o retorno.

Bem, felizmente tive a oportunidade de correr essa prova no ano passado, no “circuito tradicional”. Esse ano eu estava até pensando em participar, porém depois dessa mudança e a uma semana do Desafio do Pateta, realmente desisti de vez. E você, o que acha dessa mudança?


Responses

  1. Fico triste com essa mudança pois sempre sonhei em correr a São Silvestre e bem agora acontece essa alteração.

  2. Assassinaram a São Silvestre.Não vou nem a pau nessa prova já a algum tempo vendida.

  3. Realmente os organizadores (Yescom principalmente) têm pisado na bola com a São Silvestre. Eu não tenho feito mais provas organizadas por eles, e pretendo ficar sem fazê-las por um tempo! Pena que as grandes provas do país têm a Yescom como organizadora.

  4. Bira, realmente, parece que jogaram a pá de cal na São Silvestre. Antes da Globo comprar a corrida, eu acompanhava na virada do ano, a meia-noite, e era sensacional. Agora, já foi.
    Descanse em paz, São Silvestre.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: