Publicado por: Bira | 30/09/2011

Treino para a maratona de Santa Catarina

Nesse final de semana, no dia 02 de outubro, acontecerá a Maratona de Santa Catarina, em Florianópolis. A última edição dessa maratona tinha sido em 2009, e tem como atual bicampeão o maratonista (e meu treinador) Adriano Bastos, que irá para disputar o tri! Eu também estarei lá para participar de minha 4ª maratona.

Dentre todas as maratonas que já participei, essa é a que estou me sentindo mais preparado. Consegui perder peso (estou ganhando um pouco mais agora mas devido ao aumento de comida para a prova), fiz praticamente todos os treinos para essa prova e o melhor, estou correndo em uma velocidade muito maior! É a briga pelo sub-4 horas!

Mas vou começando a falar sobre perda de peso. Desde maio eu comecei a me consultar com a nutricionista Renata Trommer. Na 1ª consulta com ela, no dia 22/05/2011, eu estava com 85,3 kg e 16,34% de gordura. Isso foi praticamente um mês antes da maratona de São Paulo. Ela me passou um plano alimentar e uma meta: chegar aos 12% de gordura. Duas semanas depois voltei para uma pesagem. Tinha caído o peso para 80,8 kg e 12,55% de gordura. Para mim foi excelente!

Para a maratona ela passou uma dieta de manutenção. A outra pesagem aconteceu no dia 21/06 e nessa eu praticamente mantive o peso (80,9 kg) mas perdi um pouco mais de gordura (12,17%). Renata definiu uma nova meta, que era chegar em 10%. Consegui alcançar essa meta e uma nova meta foi definida (8%). Porém na última pesagem eu já estava abaixo (7,34%), e tinha perdido um pouco mais de massa magra. Mas realmente essa perda de peso me ajudou muito no quesito velocidade.


Eu fiz um levantamento das 12 semanas que antecedem as maratonas que realizei (e realizarei), excluindo a semana da prova. Abaixo apresento alguns gráficos das médias semanais de treino.

Nesse primeiro gráfico apresento a média de quilometragem semanal de treino. Para a de Floripa, eu percorri mais quilômetros semanalmente do que as demais. Comparando com a de São Paulo, foram 7,61 km de média a mais. Corri 62,07 km por semana (aproximadamente 8,87 km/dia).

Também foi o treino que levei mais tempo correndo. Uma média de 05:39:32 semanalmente (aproximadamente 48’30” por dia)

Devido a diversos fatores, como a perda de peso, foi a que tive melhor ritmo também. Comparando com a de Buenos Aires, na qual fiz meu melhor tempo até então, foram 15″ a menos/km, fazendo para a de Floripa um ritmo médio de 05:28/km. Se eu comparar somente com os treinos longos, meu ritmo fica muito melhor, pois eu corri os longões em um ritmo médio de 05:06/km (21″/km a menos do que em Buenos Aires e 55″/km a menos do que em Porto Alegre), sendo que o maior longo de 32 km corri a 05:15/km, que será meu ritmo pretendido de prova.

Todos esses dados me deixam confiantes para fazer uma boa prova. Minha meta é o sub-4 horas, mas irei correr para 03:45:00. Acredito ser possível se alguns fatores não atrapalharem, como por exemplo condições climáticas e dores inesperadas, como aconteceu na de São Paulo.

No domingo (ou segunda) darei notícias como fui na prova! E boa corrida para todos nós!!


Responses

  1. Boa Bira … a evolução é fantástica!! Estarei torcendo por você!!! Boa prova …

    • Obrigado, Cleber!!

  2. Vai dar tudo certo, é só obedecer o planejamento de prova! acho que vai fazer 03:41:36. Boa sorte

    • Valeu Claudio!! Gostei da precisão do tempo!😀
      Abraços!

  3. Muito legal o post. Vou fazer minha primeira maratona só em abril, então não comecei os treinos específicos. De qualquer maneira, já combinei com meu treinador para já ir aumentando a rodagem.

    Boa sorte na prova!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/


Deixe uma resposta

Categorias

