Publicado por: Bira | 09/02/2012

Walt Disney World Half Marathon – Resultado

E com essa prova a brincadeira começou! Eu estava marcado para sair logo na primeira onda (a largada ocorre em diversas ondas – acho que são umas 8 – onde os mais rápidos largam na frente e o tempo entre cada onda é de 5 minutos), mas eu resolvi correr com Val, amiga da assessoria, então larguei na segunda onda. Mesmo assim, não pegamos muito “engarrafamento”, pois as pessoas respeitam a sua largada, e sabe que se ele foi marcado para aquele bloco é porque vai correr com pessoas que fazem o mesmo tempo que ele.

Saímos bem tranquilos, sem pressa. Passamos o primeiro quilômetro em um ritmo de 06:26 min/km, bem lento para o que corremos normalmente. Mas sempre colocávamos na cabeça que ambos teriam 42 km para correr no dia seguinte. A minha meta era correr entre 01:50:00 a 01:55:00, o que seria um ritmo bastante confortável para a gente. Fomos seguindo pela estrada, indo em direção ao Magic Kingdom (a largada se dá em uma estrada perto do Epcot). Aos pouquinhos fomos encaixando o ritmo, com algumas variações entre os quilômetros.

Como a hidratação se dá por meio de copinhos de papel, eu no início me engasgava com a água, então comecei a dar leves caminhadas quando ia beber água. Mas do meio para a prova eu comecei a pegar o jeito, não precisando mais caminhar.

Lá pelo km 8 entramos no Magic Kingdom. Ele estava bem iluminado, pois devido ao horário da largada (05:40 da madrugada) a escuridão ainda dominava os céus. E é realmente de arrepiar quando você entra na rua principal do parque e dá de cara com o Castelo da Cinderela bastante iluminado. Realmente emocionante!

Em diversos pontos do percurso (principalmente nos parques) tem pessoas apoiando-o e motivando-o, além de Bandas escolares e cheerleaders! O dia não estava tão frio, mas resolvi correr de manga comprida. Mas nada comparado com o frio que fez em 2010, quando eu fiz minha primeira meia-maratona. Mas o clima estava bastante agradável para correr.

Na volta para o Epcot resolvemos apertar um pouco o passo, e começamos a ultrapassar as pessoas. Como estávamos bem descansados foi bem tranquilo dar essa “acelerada” na reta final. Passamos o 16º km a 05:20 min/km, o 17º a 05:05 min/km e os últimos abaixo de 05:00 min/km.

E chegamos muito bem na linha de chegada. Foi uma prova tranquila e bastante divertida. Mas era só 1/3 da distância total que faria nos dois dias. Tirei o restante do sábado para descansar para a grande prova!


Responses

  1. Muito bem escrito o post. Eu praticamente consegui ver o momento em que vocês entravam na DisneyWorld. Espero ainda conseguir correr essa prova, mas uma coisa de cada vez. Esse final de semana vou correr minha primeira prova, que é de 5K, afinal de contas é como se diz “Devagar se vai ao longe”.

    Abraços

    • Olá Bruno! Com certeza as palavras não são suficientes para descrever a alegria dessa prova.
      Tenha uma boa prova no domingo! Com certeza a primeira prova sempre é inesquecível. Aproveite cada momento. E esse é só o primeiro passo. Daqui a pouco você está correndo os 10 km… depois 10 milhas… e por aí vai!
      Abraços!

  2. Oi Bira!
    Agora estou treinando com a assessoria do Adriano Bastos também. Recebi minha planilha hoje – estou no nível 2. Não sei se a sua planilha é como a minha:os treinos nunca repetem. Achei que é muita coisa pra decorar e tenho medo de trocar as bolas enquanto estiver correndo. Você tem alguma dica?

    []’s

    • Oi Aline. Normalmente são dois tipos de treino: 1 contínuo e outro de tiro (de velocidade). Esses de velocidade possuem uma repetição, tipo: 10 tiros de 2 minutos com 1 minuto de descanso trotando, ou 4 tiros de 7 minutos com 1 minuto e meio de descanso… e por aí vai.
      Uma coisa que ajuda a “lembrar” o treino é correr com um relógio da Garmin, que você pode programar o treino e ele lhe avisa os momentos de transição.
      Você está como aluna virtual ou presencial? Se for presencial, nos treinos o professor Rogério dá um apito na hora de fazer a transição, o que ajuda bastante.
      Espero ter ajudado! Abraços!

  3. Sou aluna virtual, pois moro no Rio de Janeiro. Eu tenho o relógio Nike+ que registra os treinos, mas como comprei faz pouco tempo, não sei se dá pra programar meus treinos nele. Vou pesquisar.. Mas enfim, o meu primeiro treino é hoje. Esse eu até decorei, quero ver os outros rs…

  4. Muito bacana o seu relato Bira.
    Agradecido por compartilhar esta experiência.
    Imagino a emoção de correr e se deparar com o castelo da Disney.
    Deve ser realmente difícil de segurar os batimentos do coração😉
    Grande abraço!

    • Olá Eduardo! Realmente é indescritível a emoção!
      Abraços!

  5. Grande Bira! Não sabia deste teu blog. Parabéns! O site é muito bacana!! Com certeza passarei diversas vezes por aqui. Um grande abraço e bons treinos!!!
    P.S.: treino com o Adriano também e nós fizemos o desaquecimento juntos na 10 milhas da Puma, com a Val…

    • Olá Guilherme! Esse blog foi uma das minhas propostas iniciais para ajudar a me motivar e continuar treinando!
      Vai participar da Track&Field no domingo? Abraços!


Deixe uma resposta

Categorias

