Publicado por: Bira | 23/03/2012

Walt Disney World Marathon – Resultado

Realmente, antes tarde do que nunca! Segue aqui meu relato (bem atrasado) da Maratona da Disney de 2012.

Eu posso resumir como a melhor prova que já realizei! É extremamente divertida e organizada! A largada é às 05:30 da manhã, assim como a meia-maratona. Mas são diversas ondas de largada, com diferença de 5 minutos entre cada uma. O translado do hotel (dentro da Disney) até o Epcot é gratuito, mas é necessário caminhar quase 2 quilômetros até o ponto de largada, em uma estrada próximo ao parque.

Saímos em grupo para a largada. Uma caminhada tranquila. O clima estava agradável, tanto é que optei por correr de camiseta (Adidas TechFit PowerWeb) e a regata da assessoria por cima. Mas como estava um vento frio essa hora da madrugada, eu levei um “cobertor metálico” que deram ao término da meia-maratona. E ajudou bastante para eu me aquecer.

Ficamos esperando a largada. Eu decidi correr com Val, amiga da assessoria. O objetivo era correr abaixo de 4 horas. Se desse, abaixo de 03:50:00 Fomos para a Wave B, segunda onda que iria largar (às 05:35). E cada largada é um espetáculo a parte. São fogos de artifício e muita vibração. O tempo passa muito rápido. Em um instante já estava encaminhando para a minha largada.


Às 05:35, Mickey, Donald e Pateta deram a largada da minha prova. Realmente A prova! Saímos em um ritmo tranquilo. A perna pesada dos 21 km do dia anterior, mas não estavam cansadas. Realmente só pesadas. Os primeiros quilômetros foram de reconhecimento, mas depois encaixamos o ritmo pretendido. Porém, eu estava desde a largada com vontade de fazer um pit stop. Comentei com Val isso e decidimos dar uma parada no primeiro banheiro que aparecesse. Por sorte ele apareceu cedo, quando estávamos indo para o km 5, no Epcot.

Foi uma parada bem rápida, menos de 45″, mas eu voltei “zerado”! Estava pronto para correr a prova! Não estava nem mais sentindo o peso nas pernas. Passamos pelo Epcot, mas no World Showcase já saímos de volta para a estrada, em direção a largada da prova. Passamos na pista paralela a da largada e seguimos em direção ao Magic Kingdom.

Durante todo esse percurso tinha animadoras de torcida, banda de fanfarra, personagens… e muita gente correndo! A maratona teve quase 13.500 concluintes, mas paralelamente estava ocorrendo pela primeira vez a prova de revezamento do Tico e Teco (em dupla), no qual corredor corria metade da maratona (fiquei com vontade de ter essa medalha… vai ter que ficar para a próxima).

Lá pelo 13º km a vontade de dar mais uma paradinha voltou. Avisei a Val que ia ter que parar novamente. Fui chamado de mijão, mas ela também decidiu parar, então resolvemos parar no banheiro que tinha logo na entrada do Magic Kingdom. O bom que já conhecíamos os parques, então ficava fácil planejar essas paradas. Novamente foi uma parada rápida (mas lavei a mão, tá?!), e já estava pronto para o restante da prova! Acho que o que me fez ter vontade de ir ao banheiro tantas vezes foi a quantidade de água que bebi nos dias que antecederam a prova, o vento um pouquinho gelado, e a quantidade de água que bebi durante a prova. Praticamente a cada milha tem um posto de isotônico (Powerade) e de água!

Dentro do Magic Kingdom a emoção toma conta. E a velocidade aumenta! A torcida é tão grande que a pessoa se empolga! Mas realmente emocionante é a entrada na Main Street, dando de cara com o Castelo da Cinderela. Novamente me arrepiei com a cena. Acho que se eu fizer essa prova anualmente a emoção e a alegria será a mesma.

Passeamos um pouco pelo parque, até que passamos por dentro do castelo e seguimos para a saída do parque. Depois do quilômetro 20 começamos a ver placas da transição da prova de revezamento. Interpretei que seria feito o revezamento no estacionamento do parque. E o interessante que essa troca é tão bem feita e tão organizada que não atrapalha em nada os que estão correndo a maratona individualmente. Para ser sincero, eu nem vi onde era a troca. Só escutava o barulho da torcida!

Próximo do quilômetro 22 viramos a direita, e para mim, todo aquele trajeto seria novidade. Até então, era a 3ª vez que fazia o trecho até o Magic Kingdom (na meia de 2010, na meia de 2012 e na maratona de 2012), mas agora vinha a novidade: A ida para o Animal Kingdom.

Seguimos por estradas que eu acho que são utilizadas somente pelos funcionários dos parques. Aos poucos começamos a sentir cheiro de esterco, um sinal que o parque estava próximo, já que ele é praticamente um parque e um zoológico ao mesmo tempo. Adentramos o parque, passamos pela Árvore da Vida e pelos outros pontos do parque. É um dos parques que acho mais legais para apreciar devido ao ambiente de natureza. Tirei ótimas fotos de lá quando fui para passear.

Mas voltando a corrida, saímos desse parque, pegamos novamente a estrada e nos dirigimos para o Hollywood Studios. Nesse momento, nossa velocidade estava bem mais alta do que no início da prova. Conseguimos passar diversas “fadas” no percurso. Passamos pelo “muro” dos 32 km que na realidade não foi um muro, acho que não chegou a ser nem uma lombada. Seguimos firmes e fortes.

Depois do km 35 eu comecei a apertar mais o passo, e ir mais rápido. Estava me sentindo muito bem! Bastante descansado. Avisei a Val que ia acelerar um pouco o ritmo. Passei pelo Hollywood Studios e seu emblemático chapéu de mago do filme Fantasia. Estava quase acabando a prova… Saímos pela frente do parque, contornando o lago até entrar novamente no Epcot pelo World Showcase.

Infelizmente (e felizmente) a prova estava terminando. Continuamos por dentro do parque até a saída para o estacionamento. Passamos por um coral e logo depois da curva já via a chegada. Muita gente torcendo!! Uma animação incrível! Cheguei muito bem, e consegui completar abaixo de 03:50:00! Realmente foi uma prova excelente, sem precisar andar momento algum e bastante descansado.

Peguei minha medalha do Mickey e me dirigi ao ponto para pegar a tão esperada medalha do Pateta! Eu ia com as medalhas no peito e as pessoas iam me parabenizando! Realmente a visão dos norte-americanos é bem diferente com relação a vencer o desafio, a ter essa conquista!

A melhor prova que já participei na vida!


Responses

  1. Parabéns! Prova realmente maravilhosa, a única coisa que lembro é da bola do Epcot e do Coral, acho que foquei muito a corrida!

    • Claudião, com o tempo que você fez, ainda me impressiona você lembrar de algo do percurso!
      Abraços!

  2. Não é a primeira vez que leio um post seu sobre esta prova e cada vez que leio um novo, me encanto mais com o sonho de participar dessa prova. Ainda estou lutando para conseguir bons tempos em 5K, mas quem sabe daqui alguns anos eu não consiga fazer a meia maratona. Abraços e Parabéns pelos resultados!

    • Olá Bruno! É uma questão de tempo e treino, e você verá o resultado! Coloque como meta a meia-maratona da Disney, e você irá conseguir!
      Abraços!


Deixe uma resposta

Categorias

