Publicado por: Bira | 25/03/2012

Track&Field Run Series – Shopping Villa Lobos – 1ª etapa – Resultado

Hoje começou mais um circuito da Track&Field Run Series, o do Shopping Vila Lobos. São 3 edições no ano, que acontecem no shopping de mesmo nome. Eu já participei de algumas edições dessa prova, que é cara a inscrição, mas que vale a pena! Minhas melhores camisas de corrida são dessa prova (junto com as da Adidas) e se tem alguns benefícios como estacionamento dentro do shopping e banheiros limpos, além da limitação da quantidade de corredores, o que ajuda a diminuir a aglomeração durante a prova.

Mas acho que a quantidade de pessoas que chegaram ao mesmo tempo hoje foi maior do que o normal. Às 06:05 estava uma fila imensa para estacionar o carro. Só conseguimos estacionar por volta das 06:25, mas ainda tinha 35 minutos para pegar o chip e aquecer. Aquecemos na frente do shopping e eu voltei para passar no banheiro antes da largada. Com isso acabei não conseguindo ir muito para a frente.

Tinha como objetivo fazer meu melhor tempo nos 10 km, que eu tinha conseguido nessa mesma prova no final do ano passado. Minha tática seria tentar manter a velocidade constante durante todo o trajeto. A largada aconteceu às 07:02, e eu comecei a tentar abrir espaço para encaixar o ritmo. Depois da primeira curva já consegui correr mais livre. Tinha ajustado o corredor virtual do Garmin para 04’20″/km, e passei os dois primeiros quilômetros a 04’26″/km e 04’29″/km respectivamente. Estava acima da meta, mas ainda era início de prova, não poderia cansar por agora.

Mantive esse ritmo e até então não estava sentindo cansaço. No km 5 teve a subida da Ponte Jaguaré. Passei por ela bem, e no km 6 fiz o retorno. A subida da volta já foi mais cansativa. Passei pelo km 7 já pensando “ainda faltam 3”. Estava começando a ficar difícil a manutenção do ritmo. Eu avistei os marcadores de passo do pace 04’30″/km. Como eu comecei mais atrás, imaginei que alcançando eles e ultrapassando-os era um bom sinal. O estranho que eram dois marcadores de ritmo, porém um deles estava bem para trás. Passei o primeiro e fui atrás da outra corredora que estava marcando o ritmo. Consegui ultrapassá-la um pouco antes do km 9. Passei pelo marcador do 9º km já pensando que não iria conseguir manter o ritmo. Para minha sorte avistei Benel, irmão de Adriano Bastos.

Coloquei ele como meta e fui atrás. Consegui alcança-lo e ele falou para eu seguir em frente que o ritmo estava bom! Um pouco antes da última curva Adriano (que venceu mais uma vez a prova) estava desaquecendo, e me deu aquela motivada! Era o ânimo que faltava, pois o coração já estava quase na boca. Finalmente a chegada! Ufa… parei o relógio e confirmei: 00:43:15 (confirmado oficialmente pela organização)! Meu melhor tempo nos 10 km, baixando 6″ do meu melhor tempo. Ô 6″ difíceis de baixar… Mas consegui baixar um pouco pelo menos.

Fiz uma comparação do meu ritmo entre a prova de hoje (linha laranja) e a que tinha feito meu melhor tempo em novembro/2011 (linha azul). Interessante que o comportamento do gráfico é praticamente o mesmo entre as duas linhas. Os locais que eu diminuo ou aumento a velocidade são os mesmos. Uma coisa que dá para reparar claramente é que em novembro eu comecei rápido demais, o que pode ter atrapalhado no restante da prova. Além disso, pode-se perceber que hoje não tive o mesmo gás para o sprint final.

Mas estou contente com o resultado, pois quando eu voltei aos treinos no meio de fevereiro eu tinha posto como meta voltar a correr os 10 km para 45 minutos. Então estou verificando o resultado dos treinos e da musculação que estou fazendo com afinco! E a próxima prova, Volta à Ilha. Essa vai ter bastante história! Até a próxima!!


Responses

  1. Parabéns Bira.
    Conseguiu uma façanha excelente.

    • Obrigado, Luiz!

  2. Muito bom resultado Bira! Parabéns pelo resultado e pelo trabalho de análise do desempenho também.

    Abraços,

    • Olá Bruno! Obrigado!!

  3. […] 10 km da Maratona de SP, estava novamente em uma prova! Era a 2ª etapa da T&F Villa Lobos. Na primeira etapa, eu tinha conseguido meu recorde pessoal, mas essa era uma prova para ir na boa! Tinha conseguido […]


Deixe uma resposta

Categorias

