Publicado por: Bira | 12/07/2012

17º Revezamento Volta à Ilha – Resultado

Em abril de 2012 participei de uma das corridas mais divertidas e mais bonitas do Brasil (e pode ser até do mundo). A Volta à Ilha acontece na ilha de Florianópolis e é uma corrida de revezamento que praticamente dá a volta inteira na ilha. São equipes de até 12 participantes e leva o dia inteiro, pois são 140 km ao todo (dividido em 19 trechos). No percurso tem asfalto, trilha, areia, areia fofa… é uma diversidade grande de terrenos.

Nossa equipe tinha 10 integrantes, então praticamente todos correram 2 trechos, com exceção de Pirajá que fez um único trecho em areia fofa. Eu corri dois trechos, sendo logo o primeiro da equipe a largar. Com a largada às 06:00, o sol ainda não tinha raiado quando pontualmente comecei a prova.

Esse primeiro trecho era todo no asfalto e bastante plano, com distância de 7,1 km. Um percurso considerado fácil. Por isso, sentei a bota! Meu objetivo era realizar esse trecho em 04:30/km. Consegui manter o ritmo, e mesmo sabendo que poderia acelerar mais preferi manter para não cansar para o segundo trecho que aconteceria praticamente 6 horas depois.

Passei o “bastão” para Raffani e fui descansar. Alugamos duas vans para poder ir buscando e deixando o pessoal em cada trecho. Na van deu para dar uma relaxada, conversar, dar bastante risada… é a melhor parte da prova!

Por volta de 12:30 já estava posicionado novamente para o meu segundo trecho, que representava o trecho 12 da prova. Um trecho de 8,1 km no asfalto, mas com um diferencial: muitas subidas! Já tinha analisado a altimetria do trecho, mas ver as subidas pessoalmente é muito diferente… consegui na primeira até subir boa parte correndo, mas não deu para o restante. Tive que caminhar por alguns metros até o topo, o qual eu voltei a correr. Depois nas outras duas subidas já estava cansado, então subi andando desde o início. Mas subi em ritmo rápido, e com isso não perdi muito tempo.

A estimativa era que eu fizesse esse trecho em um ritmo de 05:10/km, mas como no plano e nas descidas eu consegui ir bem, terminei com um ritmo médio de 05:00/km. Foi realmente muito bom para a dificuldade do trecho.

Ao todo, fizemos os 140 km em 12:09:45, um pouco mais rápido do que o esperado pela equipe! Prova fortemente recomendada para qualquer um que tenha a possibilidade de ir! E próximo ano espero estar lá novamente!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: